Deni Zolin

Discussão será neste mês, mas segue mistério sobre abertura ou não dos mercados aos domingos

Discussão será neste mês, mas segue mistério sobre abertura ou não dos mercados aos domingos

Foto: Deni Zolin

Está previsto para ocorrer, na segunda quinzena de junho, a sempre polêmica discussão sobre a abertura ou não dos supermercados aos domingos. É que a atual convenção coletiva que trata desse e de outros assuntos está chegando ao fim. 

O sindicato dos donos de supermercados, o Sindigêneros, chegou a ensaiar a possibilidade de reabertura aos domingos em 2020, mas com a chegada da pandemia, adiou os planos. No ano passado, também cogitou-se o funcionamento nesse dia, mas a proposta foi derrotada. Para a próxima convenção coletiva, segue a incógnita, pois os supermercadistas evitam falar do assunto e informam apenas que dependerá da votação em assembleia.

 
Desde 2008, o sindicato patronal apoia a proibição do uso de mão de obra aos domingos em Santa Maria, estando isso registrado em convenção coletiva, o que inviabiliza que grandes e médios supermercados abram as portas nesse dia. 

Pela legislação trabalhista, só é permitido o funcionamento se apenas donos e parentes de primeiro grau trabalhem aos domingos, o que, na prática, permite que apenas pequenos mercadinhos funcionem nesse dia da semana.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Feisma só voltará ao calendário de Santa Maria em 2024 Anterior

Feisma só voltará ao calendário de Santa Maria em 2024

Ex-reitor da UFSM é inocentado em processo envolvendo projeto com a Anvisa Próximo

Ex-reitor da UFSM é inocentado em processo envolvendo projeto com a Anvisa

Deni Zolin